INOVACITY Digital – 1a. Edição: ecossistemas de inovação de diferentes regiões do país se reuniram para debater e apresentar soluções para o futuro das cidades.

Em sua primeira 1ª Edição, que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho de 2020, o evento trouxe 05 hubs de inovação de diferentes regiões do pais, 25 startups apresentaram suas soluções ligadas às trilhas temáticas do INOVACITY e 22 debatedores, mais que qualificados, trouxeram uma visão crítica e propositiva sobre inovação, sustentabilidade e futuro das cidades.

Guy Perelmuter, CEO da Grids Capital e especialista em “deeptech”, e Michel Alcoforado, Antropólogo PhD em comportamento do consumo e Sócio-diretor da Consumoteca, abriram respectivamente o PITCH DAY e o PAINEL DE DEBATES. Confira a seguir todos os painéis.

CONFIRA ABAIXO CADA UM DOS PITCHS E PAINÉIS.

DIA 1 – PITCH DAY

Foi o dia em que hubs apresentaram o seu trabalho e 05 (cinco) startups, selecionadas por eles, foram para um pitch de até 3 minutos para apresentar suas soluções.

Cada hub teve um “slot” de 01 (uma) hora com agenda de apresentação do hub, pitch das startups e debate aberto com os empreendedores das startups selecionadas e até 3 pessoas do hub.

Espaço para apresentações, debates e muita troca de informações.

Abertura

Guy Perelmuter, CEO da Grids Capital e autor do livro “O Futuro Presente”,  analisa as tendências, oportunidades e barreiras para o desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo.

HUB 01

O CUBO de São Paulo apresentou sua visão estratégica e mais cinco startups com soluções aplicadas às cidades e à gestão.

HUB 02

O Elephant de Fortaleza/CE mostrou os desafios e oportunidades de empreender no Norte e Nordeste do Brasil e trouxe cinco startups residentes.

HUB 03

O Distrito de São Paulo, presente em outras regiões do pais, apresentou cinco startups que fazem parte do programa do Hub.

HUB 04

O Porto Digital do Recife mostrou porque vem se tornando uma referência de inovação no pais. Além de todo histórico do Hub, trouxe cinco startups com solução maduras.

HUB 05

A ACETE de Santa Catarina foi muito bem representada pelas cinco startups apresentadas. Além da maturidade das soluções o hub demonstrou toda sinergia que tem com a gestão pública local.

DIA 2 – PAINÉIS DE DEBATE

O dia de debates foi intenso e inspirador. Importantes vozes e formadores de opinião nos temas de futurologia, desenvolvimento social, consumo, urbanismo, desenvolvimento social, tecnologias, mobilidade e gestão público debateram temas e demandas urgentes para as cidades e o país.

as discussões ofereceram visão mais ampla de soluções e iniciativas que já estão sendo aplicadas em algumas cidades de diferentes regiões do Brasil.

Foram 06 painéis, sendo um deles com debate de gestores públicos que já estão atuando com inovação em seus municípios.

Abertura

O Antropólogo PhD em comportamento do consumo, Michel Alcoforado, fez uma fala de abertura do segundo dia com uma crítica construtiva ao conceito de Cidades Inteligentes. “Devemos ter cuidado para não criarmos smart islands”.

PAINEL 01 – URBANISMO

O fundador do Porto Digital do Recife, Claudio Marinho, o cofundador do Cidades+ B, Tomás de Lara, e a coordenadora de comunicação do iCS, Andreia Coutinho, falam sobre cidades, pessoas, sustentabilidade e tecnologia, numa visão de “Urbanismo Inteligente” e “vantagem colaborativa”.

PAINEL 02 – MOBILIDADE

Qual o papel da mobilidade no desenvolvimento econômicosocial das cidades? Victor Andrade, da FAU/UFRJ e LabMob, Clarisse Linke do ITDP, Marina Grossi do CEBDS e Henrique Silveira da Casa Fluminense, debatem esse outros temas.

PAINEL 03 – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O futurologista Gil Giardelli, o Diretor Executivo da Ação da Cidadania e do Dínamo Rodrigo Afonso e a Diretora Executiva da Squadra Ventures, Claudia Caparelli, falam sobre os desafios e as oportunidades da inovação no Brasil e no mundo.

PAINEL 04 – INTEGRAÇÃO

A Presidente da Rede Mulheres Empreendedoras, Ana Fontes, o CEO do Favelar, Fabio Moraes, e a Consultora em Reputação, Tatiana Maia Lins (*), falam sobre integração, inclusão e os desafios de diminuir os  problemas sociais dentro das cidades.

PAINEL 05 – GESTÃO E GOVERNANÇA

A professora da EBAP/FGV e consultora da Symbalis, Carmen Migueles, o Diretor de TI do município de Olinda/PE, Claudio Nascimento, e o Vice-Diretor da Latam da C40, Ilan Cuperstein, falam sobre o papel do gestor público na transformação das cidades.

PAINEL ESPECIAL – iGOV INTELIGENTE

Neste painel especial recebemos 04 gestores públicos para falar sobre inovação na gestão pública. Leany Lemos do RS, Marcus Rocha de Florianópolis/SC, Leonardo Soares do Rio de Janeiro/RJ e Tullio Ponzi do Recife/PE.