Para que uma cidade possa ser considerada efetivamente “inovadora” ela deverá ser cada vez mais centrada nas pessoas. E nesse sentido, discutir o futuro das cidades tem sido, cada vez mais, um exercício de imaginação criativa que passa por exemplos práticos de como aplicar a tecnologia a serviço do bem-estar coletivo e da eficiência do Estado em sua função precípua de proporcionar paz e qualidade de vida aos cidadãos.

Vivemos uma época de grandes transformações que nos apresentam desde oportunidades geradas pelo acelerado acesso, relativo barateamento, e intensa difusão de tecnologias e knowledgesharing, até circunstâncias impostas por situações que não podemos controlar como grandes pandemias e eventos climáticos extremos.

Nunca foi tão importante trocar conhecimentos, experiências e práticas eficientes de gestão a partir de exemplos bem sucedidos de localidades que já reconhecemos como “Cidades Inteligentes”. Isso é exatamente o que a C40 faz. Formado originalmente para reunir as lideranças das 40 maiores cidades do planeta empenhadas em debater e combater as mudanças climáticas, o grupo reúne hoje 96 cidades, que representam um quarto de toda a economia global, como importante aliada do desenvolvimento sustentável mundial.

Para entender melhor como as cidades podem aprender umas com as outras e compartilhar experiências de inovação, o INOVACITY Talks foi conversar com Ilan Cuperstein, vice-diretor regional da C40 para a América Latina, responsável pelo engajamento com as 12 cidades membro da região em mais de 10 programas e projetos da rede.

Conhecemos através deles bons exemplos de soluções replicáveis que vão do uso racional e estratégico da energia para iluminação pública ao planejamento de mobilidade urbana, entre outros aspectos de uma conversa que também abordou construção de indicadores comparáveis, gestão eficiente de recursos de saneamento, economia circular, e novos atores da gestão participativa entre outros assuntos.

Ficou interessado? Tem algum exemplo bem sucedido de gestão para comentar sobre a sua cidade? Compartilhe aqui conosco. Baixe aqui o podcast e fique por dentro.

Escute aqui esse episódio e deixe seu comentário:

Siga o INOVACITY Talks e acompanhe novos episódios semanalmente: